Pesquisa “Desafios do SPED”: Sua empresa alcançou as expectativas dos projetos de adequação do SPED dentro do planejado?

Pesquisa “Desafios do SPED”: Sua empresa alcançou as expectativas dos projetos de adequação do SPED dentro do planejado?

Com o foco de entender melhor a realidade do projeto SPED dentro das organizações, a Decision IT, empresa especialista em SPED, promoveu uma pesquisa com os participantes do 3º Fórum SPED Porto Alegre realizado em 2015. A pesquisa reuniu respostas de 180 profissionais, entre especialistas, analistas fiscais, gerentes, coordenadores e diretores de 140 empresas dos ramos varejo (15%), serviços (52%), financeira (6%) e indústria (27%) oriundas de diversos Estados do país, distribuídas na Região Sul (90%), na Região Sudeste (8%) e na Região Nordeste (2%).

O objetivo da pesquisa foi levantar quais as maiores dificuldades encontradas na execução do projeto, o grau de alcance quanto as expectativas dos usuários, o nível de adequação das empresas, além de conhecer a relação do esforço versus investimento para atender ao projeto de adequação ao SPED.

 

IMAGEM CERTA

Observadas e constatadas como dificuldades pela realidade empresarial brasileira, o dinamismo das mudanças tributárias e a complexidade das demandas fiscais para o atendimento ao projeto SPED, decidimos testar a hipótese de haver grande dificuldade por parte das empresas em se adequar para atendê-lo na prática. É fato que adequar os sistemas e os processos das entidades sujeitas ao SPED exige expertise dos profissionais envolvidos, além de uma solução tecnológica que de cobertura completa as diversas obrigações atuais e futuras sem abrir mão de um excelente desempenho.  Entretanto, alcançar as expectativas traçadas para o projeto SPED é uma tarefa dura, que pode exigir uma complementação de custo, tempo ou prazo. Para confirmar com dados esta realidade das empresas no Brasil, a Decision IT comenta neste artigo o resultado da pesquisa realizada sobre o grau de alcance das expectativas dos usuários dos projetos de adequação ao SPED.

PESQUISA 2

Em qualquer projeto, o prazo de entrega e o orçamento são dois dos aspectos relevantes para sua avaliação qualitativa. Para um projeto de cunho contábil, cujo o objetivo é a segurança fiscal obtida com a adequação ao SPED, estes aspectos medem além do sucesso da implementação em consonância com o cronograma e os investimentos previstos pela organização, mas também podem medir o nível de representação fidedigna das informações enviadas ao Fisco em tempo hábil. Caso não sejam atendidas totalmente estes dois aspectos da segurança fiscal, a empresa pode ter que lidar com autuações, multas e despesas extraordinárias.

Diante da pergunta – Sua empresa alcançou as expectativas dos projetos de adequação do SPED dentro do planejado? A resposta mais repetida dos participantes, 48% apontaram que a empresa “Alcançou parcialmente exigindo complementação do custo, tempo ou prazo”. Este resultado indica que o projeto SPED, embora já esteja consolidado e completando 10 anos de sua criação, ainda necessita de complementação de investimento e de prazo além do planejado para alcançar totalmente as expectativas dos usuários, confirmando a realidade observada quanto a complexidade do projeto de adequação ao SPED. Podemos também deduzir que as empresas deste grupo podem ter ficado a descoberto em relação ao compliance do SPED, por um período de tempo maior que o desejado, visto que o projeto não alcançou inicialmente as expectativas planejadas.

Apenas 18% dos participantes afirmaram “Alcançou totalmente dentro do planejado”. Interpretamos o resultado, que embora o projeto seja complexo e tenha muitos desafios, há um percentual significativo de empresas que o implementaram dentro do prazo e do orçamento. Muitas podem ser as razões deste sucesso, no caso temos indícios de que podem estar relacionadas ao uso de serviços de consultoria especializada para o projeto e aplicação de uma moderna e abrangente solução fiscal, tornando a adequação mais direta e rápida, garantindo um atendimento completo e seguro das obrigações atuais e futuras do projeto SPED.

Com 13% do total das respostas dos participantes a resposta “Alcançou parcialmente dentro do orçamento” foi a terceira resposta mais escolhida do universo pesquisado. O que podemos comentar a partir deste dado é que um pequeno grupo de empresas executa o projeto de adequação ao SPED, sem alcançar totalmente as expectativas dos usuários, embora dentro do orçamento. Podemos também inferir que em razão das dificuldades do projeto SPED já constatadas no ambiente empresarial, algumas empresas recursivamente complementam os seus projetos de adequação ao SPED, com novos projetos que exigirão novos recursos e investimento, o que implica em conviver com riscos durante o período em que as expectativas são alcançadas parcialmente e as entregas ao Fisco não são com a  segurança fiscal desejada.

Dos entrevistados, 11% afirmaram em suas respostas que em relação ao ambiente de adequação ao SPED a empresa “Alcançou totalmente exigindo complementação do orçamento”. O resultado mostra que por encontrar mais dificuldades durante a execução do projeto do que fora levantado na fase de diagnóstico do projeto de adequação ao SPED, as entidades sujeitas às novas obrigações podem muitas vezes ter que refazer os seus fluxos de caixas para custear investimentos não programados, para com novos recursos, novas consultorias, novas adaptações em sistemas ou alterações na solução fiscal. Em geral a complementação do orçamento é gerada pela mensuração prévia equivocada sobre abrangência ou do esforço necessário para atender o projeto SPED.

Apenas 6% dos entrevistados afirmaram ainda que a empresa “Não alcançou” as expectativas do projeto, o que nos leva a deduzir que poucas empresas tiveram seu projeto de adequação ao SPED com nenhuma expectativa atendida. Este pequeno grupo de empresa terá maiores custos e precisará de mais prazo para que o projeto seja concluído deixando a empresa em risco durante um período maior do que o previsto.  Não comentaremos sobre o grupo de empresas que responderam “Outros” representando 4% das respostas, por não ser relevante para as conclusões da pesquisa.

A partir destes resultados da pesquisa, a Decision IT fica mais próxima dos desafios e necessidades do mercado em relação ao projeto SPED, transferindo aos seus produtos o dinamismo, a segurança e a precisão exigidos pelo Fisco. A empresa oferece aos clientes soluções para automatização de processos fiscais por meio do Workmatic PRO, geração de arquivos do SPED com a solução fiscal Decision SPED, cálculo e verificação de tributos por meio do produto Motor Tributário e geração e recebimento de documentos fiscais eletrônicos utilizando o Notamax. Com esta suíte fiscal, a Decision IT atende ao SPED de forma completa, proporcionando aos clientes soluções que os permitem alcançar as suas expectativas conforme o planejado, investindo valores com garantia de retorno pelos resultados obtidos na adequação ao SPED.

_____________________________________________________________________________________________________________________

A pesquisa desenvolvida pela equipe da Decision IT tem como objetivo o compartilhamento de informações com relação às dificuldades encontradas no projeto SPED. Em conformidade com a Lei 9.610/1998 (Lei dos Direitos Autorais), a reprodução deste artigo é autorizada e até mesmo incentivada, desde que referenciados autor e fonte (comhiperlink).

______________________________________________________________________________________________________________________

Sem comentários

Publicar um comentário