1ª Edição do Conexão SPED

No dia 12 de maio de 2016, aconteceu no Teatro CIEE a 1ª edição do Conexão SPED.

A Decision IT S.A. marcou presença na terceira edição do South Summit Brazil, nos dias 20, 21 e 22 de março em Porto Alegre.

Este evento, dedicado à inovação e ao empreendedorismo, reúne mais de 7 mil empresas. A Maria Benjumea, fundadora do evento, conduziu a cerimônia de abertura, na qual também os patrocinadores e parceiros, Sebrae, Petrobras, Gerdau, IE University, entre outros, expressaram suas boas-vindas.

O South Summit é renomado por atrair participantes de todo o mundo interessados no panorama da inovação e dos negócios. Também durante a manhã do primeiro dia, contamos com a presença do vice-prefeito Ricardo Gomes e de Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Tudo o que pudermos colher de experiências exitosas no sentido de superar o atraso tecnológico de inserção nas cadeias mais dinâmicas da economia, no mundo que vive uma veloz transformação, nós precisamos nos agarrar”, afirmou Luciana em uma entrevista à GZH.

Durante a tarde, na Arena Stage, o “Unlocking Global Potential: Uruguay as your startup & Inonnovation Hub” trouxe as perspectivas globais de investimentos no Uruguai. Segundo Sebastían Risso, “85% dos investimentos recebidos no Uruguai são pensados, desde o princípio, para atender o exterior”. As vantagens tributárias, que chegam à completa isenção fiscal, estimulam investimentos externos no país vizinho, tema muito presente hoje nas discussões da nossa Reforma Tributária. Na mesma arena, durante o painel “The Role of Technology in Building Accesible Societies” Salvatto apresenta o espectro da acessibilidade proporcionado pela tecnologia. Salvatto se auto denomina “uma startup de impacto social sem fee, financiada pelos projetos que executam às corporações”.

Já no Growth Stage, o “Perspectives of Global Investors in Latam Tech” abriu discussão para as aplicações de IA e as soluções a problemas nas companhias. No mercado LATAM, Milena Oliveira ressaltou os fatores críticos para investimento global, principalmente a dedicação e o foco da solução proposta tenha elevado grau de especialização. Segundo ela, “As empresas devem ser obcecadas com a especialização”. Entendemos que a contratação de empresas especialistas é uma realidade nas grandes corporações, sendo uma prática cada vez mais comum, inclusive na área fiscal como experimentamos em nossos clientes.

Chegando ao final do primeiro dia de South Summit, se encerrou com o início do Night Summit, momento para networking após um dia de muito calor e inovação.

South Summit Brazil

Nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024 aconteceu a 3ª edição do South Summit Brazil

WhatsApp Image 2024-03-20 at 14.28.29

Na quinta-feira (21), o South Summit iniciou com um pequeno atraso, em virtude dos fortes temporais que ocorreram na capital durante a noite. Com uma manhã chuvosa teve início o segundo dia da South Summit. Um dos painéis da tarde promoveu um debate sobre o imenso potencial da América Latina para se tornar o novo “Vale do Silício”. Damaris Mendoza, partner da 500 Global, expressou sua visão: “Acredito que temos um potencial imenso e estamos criando uma indústria”, conforme relatado pelo jornal Correio do Povo.

Também na quinta-feira, Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, e Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, compartilharam suas perspectivas no painel “Reformulando o varejo: como dois gigantes brasileiros inovam e renovam”. Trajano discutiu como as grandes empresas podem manter-se inovadoras e renovadas. Por sua vez, Tarciana Medeiros destacou que a pandemia exigiu uma rápida adaptação tecnológica nas empresas, enfatizando a importância de integrar essa evolução com a presença humana. A tecnologia é considerada essencial para os negócios dessas empresas. Medeiros afirmou: “O Brasil tem o melhor sistema financeiro do mundo; nós vendemos e exportamos tecnologia bancária. No banco, possuímos alta capacidade de processamento; a cada 9 segundos, pelo menos 10 mil Pix são processados”, conforme publicação do site Época Negócios.

O tema sobre Inteligência Artificial pautou diversos painéis também no segundo dia, como tratado no “Human + Machine Collaboration Powered by AI”. Mesmo com um dia desafiador do ponto de vista meteorológico, o South Summit aparentou ter mais participantes em seu segundo dia, contrastando o clima ameno em relação à calorosa inauguração.

O último dia de South Summit se apresentou como uma amálgama com o melhor do clima do primeiro e do segundo dia: uma manhã ensolarada com clima ameno, muito convidativo para o fim de uma maratona de networking, empreendedorismo e tecnologia. O Prefeito e o Vice-Prefeito de Porto Alegre destacaram as ações de inovação por meio de parcerias que repercutem no desenvolvimento econômico e social da cidade, como a desburocratização e a facilitação para novos negócios. “Inovar também significa uma mudança de mentalidade na gestão pública, facilitando a vida do empreendedor”, citou Sebastião Melo, conforme publicação da Prefeitura de Porto Alegre.

 No The Next Big Thing, as pautas foram os erros, falhas e fracassos, a face do mundo dos negócios que parece ser um tabu corporativo.  Essa temática foi abordada no palco do “Failure is not Forever” por Michelle Lane Messina. Michelle trouxe a importância em transmutar e aprender com as falhas e com os erros, aplicando Growth Mindset, especialmente nos momentos em que cogitamos desistir de projetos.

 Já o “The role of Deep Tech On Corporate Digital Transformation” aprofundou a análise das Deep Techs, tecnologias complexas ou resolução de problemas de alto impacto, com elevado nível de especialização, como AI, computação quântica e nano tecnologia. Matheus Souza, CIO da SAP, abordou o futuro da inteligência artificial com a “General AI”, uma nova geração com a capacidade de emular o comportamento humano, em uma abordagem sistêmica. A atual geração ainda é considerada de aplicação específica e mais limitada (Narrow AI).

É fato que a inteligência artificial tem uma aplicação mais aprofundada quando dispõe de um grande volume de dados para aprendizado e análise. Essa é uma realidade comum quando se trata de bases de informações fiscais, especialmente em grandes companhias. O volume permite a validação e a interpretação de padrões, fornecendo resultados para tomada de decisão e segurança fiscal. Por esse motivo que a Decision IT S.A. entende que o investimento em inteligência artificial seja crucial para a competitividade fiscal, especialmente em um cenário avançado em outras frentes, como a robotização, que já se consolida como um “must have” para qualquer equipe de alta performance.

WhatsApp Image 2024-03-21 at 16.46.12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *