5 Tendências de Inovação para o setor contábil e tributário em 2021

Artigo que reúne as melhores dicas para começar o ano do jeito certo, usando a tecnologia ao seu favor!

Tempo de leitura: 4min

Já estávamos vivendo uma mudança em como as empresas operam seus negócios devido à digitalização. Com a pandemia mundial do Covid-19, esses processos foram bruscamente acelerados. Mas, você sabe quais são as tendências da área contábil para 2021?

Pensando nisso, nós da Decision IT S.A., preparamos este artigo que reúne as melhores dicas para começar o ano do jeito certo, usando a tecnologia ao seu favor!

Confira abaixo:

 

1. Automação e Robotização – Deixe que a máquina trabalhe por você!

Cada vez mais, a tecnologia se coloca como uma ferramenta indispensável no dia a dia das empresas. No setor da contabilidade, não é diferente.

A automação contábil já é uma realidade e tem transformado a maneira como empresas executam seus processos e cumprem as obrigações junto ao Fisco. Garantindo mais produtividade, segurança fiscal e redução de custos.

O tempo e esforço que antes eram despendidos em conferência, conciliação e rotinas repetitivas, passa a ser canalizado na atuação estratégica. Os contadores se tornam consultores financeiros, estratégicos para a gestão.

Ok, imagino que você já saiba de tudo isso, não é mesmo?

Agora, confira na prática como grandes empresas já adquiriram a robotização de processos ficais, dentre elas podemos citar o caso de 2 grandes clientes: Gerdau e Lojas Lebes (clique no link acima dos nomes para conferir as histórias de sucesso).

 

2. Cloud – Disponibilidade e acesso 100% Web

A sua solução fiscal ainda requer instalação de aplicativos e liberação de acesso VPN, lentidão para acesso remoto,  e dificulta o tele-trabalho?

Mais do que nunca o contábil-tributário necessita de soluções full web e prontas para cloud que possibilitem trabalhar em qualquer lugar, alinhado com as diretrizes da corporação, em padrões de segurança e ao compliance.

Diante deste cenário desafiador, contar com uma solução fiscal preparada, agora tornou-se questão de sobrevivência para os empreendimentos.

 

3. UX DESIGN

UX é a sigla para User Experience, que significa experiência do usuário. A expressão define a relação que o consumidor tem com o produto ou serviço que adquire e essa experiência compreende desde o processo de busca ao uso do mesmo.

Mais do que nunca, softwares fiscais também devem ser desenvolvidos com esta estratégia. Atender o Fisco já é uma tarefa complexa, não queremos um software que complique mais ainda, concorda?

 

4. BPO

BPO são as iniciais de Business Process Outsourcing ou Terceirização de Processos de Negócios, trata-se da contratação de atividades e funções de negócios que não fazem parte do core business da empresa.

Esta oferta de serviços está ficando cada vez mais popular no Brasil e no mundo, além de ser vista como uma fonte importante de vantagem estratégica, pois o mercado tem focado em reduzir custos, aumentar a produtividade e, é claro, alavancar a lucratividade priorizando as suas atividades fins.

Diferentemente da assessoria, onde não há alocação permanente de profissionais no cliente, no serviço de BPO, os fornecedores assumem uma ou mais atividades operacionais da área contábil/fiscal que não fazem parte do core business da atividade fim do cliente, mas são fundamentais para o seu sucesso.

Dá uma olhada em alguns exemplos de atividades que podem ser terceirizadas:

  • Geração, validação e auditoria da ECD;
  • Parametrização e apuração automática do IRPJ/CSLL;
  • Geração, validação e auditoria da ECF;
  • Geração, validação e auditoria da EFD Contribuições;
  • Geração, validação e auditoria da EFD ICMS/IPI;
  • Entre outros.

Quer entender mais sobre o BPO? Então clique aqui e acesse o nosso ebook!

 

5. Conte com o apoio de consultorias especializadas – Com equipes enxutas é impossível abraçar o mundo!

Eu sei que é não é uma tarefa fácil, mas é necessário contar com parceiros para elevar o nível de produtividade do seu time e focar na geração de valor do seu negócio.

Contratar uma consultoria empresarial pode trazer para a sua empresa práticas, experiências e conhecimentos que acelerarão o alcance dos objetivos almejados.

Quer saber mais sobre como reduzir custos através de consultoria fiscal? Então clique aqui e baixe gratuitamente o nosso ebook sobre o assunto.

 

 

Agora que você já está por dentro das principais tendências do setor contábil e tributário para 2021, compartilhe conosco como está sendo este início de 2021 no seu cenário, basta comentar aqui em baixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *